.

Em breve a 2a. temporada estará disponível - EM EDIÇÃO!





Para ver as legendas e referência bíblicas na tela
Assista em um PC ou Notebook

.

NÃO SEJA UMA MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS - Lucas 22, Levítico 10, Ezequiel 24, Joel 1, Malaquias 4 - Biblia Online - NVI

O QUE É NORMAL OU COSTUMEIRO PARA VOCÊ?
OS COSTUMES E PRÁTICAS DIÁRIAS DE UMA PESSOA, PODEM DETERMINAR O TIPO DE VIDA QUE ELA VIVE, E SE ALCANÇARÁ VITÓRIAS OU DERROTAS.

CERTO DIA JESUS CRISTO SENTIU UMA ANGÚSTIA PROFUNDA, POIS SABIA QUE A SUA MORTE ESTAVA CHEGANDO, MAS NÃO DEU LUGAR À UM SENTIMENTO DE "LUTO", COMO MUITAS PESSOAS FAZEM, QUANDO ESTÃO DIANTE DA MORTE IMINENTE.

JESUS CRISTO O NOSSO MAIOR EXEMPLO, TINHA POR COSTUME SUBIR AO MONTE PARA ORAR, E QUANDO ESTAVA ANGUSTIADO COM ALGUM PROBLEMA (ELE TAMBÉM OS TINHA), NÃO RECLAMAVA, NÃO DESANIMAVA COMO MUITOS DE NÓS O FAZEM, ELE SIMPLESMENTE INTENSIFICAVA AS SUAS ORAÇÕES, ELE ORAVA MAIS INTENSAMENTE!

Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.
...
Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.
Lucas 22:39-44
 

NA CULTURA JUDAICA, QUANDO ALGUMA PESSOA PRÓXIMA OU PARENTE MORRIA, OS FAMILIARES CHORAVAM, RASGAVAM AS SUAS VESTES, E E SE SUJAVAM DE TERRA EM PRAÇA PÚBLICA, COMO UMA DEMONSTRAÇÃO DE LUTO DIANTE DA MORTE, INCLUSIVE, EXISTIAM PRANTEADORES PROFISSIONAIS, QUE ERAM CONTRATADOS PELAS PESSOAS MAIS RICAS, PARA CHORAR OS SEUS MORTOS, ESSE ERA O COSTUME.


EM CERTA OCASIÃO, O PROFETA EZEQUIEL VIU MORRER A SUA ESPOSA AMADA, MAS DEUS LHE ORDENOU QUE NÃO AGISSE SEGUNDO O COSTUME DOS PRANTEADORES (LUTO), EM OUTRA OCASIÃO, O SACERDOTE ARÃO PERDEU SEUS DOIS FILHOS, NADABE ABIÚ, E DEUS TAMBÉM LHE ORDENOU QUE NÃO SEGUISSE O COSTUME DOS PRANTEADORES (LUTO), ISSO NOS PROVA QUE É POSSÍVEL AGIR DIFERENTE DOS COSTUMES QUE NOS RODEIAM, PARA AGRADAR A DEUS.

ESTAMOS SEMPRE RODEADOS DE PESSOAS COM COSTUMES, TRADIÇÕES E PRÁTICAS, QUE NEM SEMPRE DEVEMOS IMITAR OU SEGUIR.
JESUS CRISTO TINHA O ÓTIMO COSTUME DE ORAR, QUANDO ESTAVA DIANTE DE UM DESAFIO, PROBLEMA OU DA MORTE, E É SÁBIO IMITÁ-LO. 

Veio a mim esta palavra do Senhor:
"Filho do homem, com um único golpe estou para tirar de você o prazer dos seus olhos. Contudo não lamente nem chore nem derrame nenhuma lágrima.
Não permita que ninguém ouça o seu gemer; não pranteie pelos mortos. Mantenha apertado o seu turbante e as sandálias nos pés; não cubra o rosto nem coma a comida costumeira dos pranteadores".
Por isso falei de manhã ao povo, e à tarde a minha mulher morreu. No dia seguinte fiz o que me havia sido ordenado.
Ezequiel 24:15-18 "
Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: "Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade.
Levítico 10.6

O COSTUME DE "GUARDAR O LUTO" DIANTE DA MORTE DE UM ENTE, PODE NÃO AGRADAR À DEUS,  A CULTURA NOS DIRÁ QUE ISSO É RESPEITO AO MORTO, MAS DEUS NOS DIRÁ QUE "É MATAR QUEM ESTÁ VIVO".
PODEMOS CHORAR PELO ENTE QUERIDO QUE SE FOI, E É NORMAL SENTIR TRISTEZA E SAUDADE, NO ENTANTO, O COSTUME DE CONTINUAR ENLUTADO, COMO SE A VIDA TIVESSE SE ACABADO PARA QUEM AINDA ESTÁ VIVO, PODE PARECER UMA ATITUDE DE INGRATIDÃO PARA COM DEUS.

NA MORTE FÍSICA, APENAS O CORPO MORRE, E SABEMOS QUE NÃO SOMOS UM CORPO, E SIM UM ESPÍRITO QUE HABITA EM UM CORPO, POR ESSA RAZÃO, A MORTE DO CORPO AINDA NÃO É O FIM, POIS O ESPÍRITO AINDA PERMANECE VIVO, NO CÉU OU NO INFERNO.


HÁ UM TIPO DE LUTO QUE AS PESSOAS NÃO TEM O COSTUME DE SENTIR E GUARDAR, E ESTE LUTO, SIM, É O ÚNICO LUTO QUE DEUS RECOMENDA: O LUTO PELA MORTE ESPIRITUAL, OU SEJA, QUANDO ESTAMOS SEM COMUNHÃO COM DEUS E O SEU TEMPLO DE ADORAÇÃO ESTÁ DESTRUÍDO PELO PECADO, NESTE CASO, CHORE, PRANTEIE, SE RASGUE DIANTE DE DEUS CLAMANDO POR MISERICÓRDIA, POIS A MORTE ESPIRITUAL, PODE LEVAR À MORTE ETERNA DE ONDE NÃO TEM MAIS VOLTA OU SALVAÇÃO!

Pranteiem como uma virgem em vestes de luto que lamenta pelo noivo da sua mocidade.
As ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram eliminadas do templo do Senhor. Os sacerdotes, que ministram diante do Senhor, estão de luto.
Ponham vestes de luto, ó sacerdotes, e pranteiem; chorem alto, vocês que ministram perante o altar. Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus; pois as ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram suprimidas do templo do seu Deus.
Decretem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, e clamem ao Senhor.
Joel 1:8,9, 13,14

CERTA JOVEM FOI PREPARAR UM ALMOÇO DE FAMÍLIA, E RESOLVEU PREPARAR UMA RECEITA QUE SUA MÃE FAZIA, MAS LHE OCORREU DE QUESTIONAR A SUA MÃE, O PORQUE DEVERIA CORTAR O PEIXE EXATAMENTE DAQUELA MANEIRA, E A SUA MÃE RESPONDEU NÃO SABER O PORQUE, DISSE APENAS QUE POR SUA VEZ APRENDERA COM A SUA VÓ, A JOVEM ENTÃO FOI PERGUNTAR PARA A AVÓ, E A RESPOSTA TAMBÉM FOI A MESMA, OU SEJA, AQUELA FAMÍLIA REPETIA UMA PRÁTICA QUE NÃO FAZIA A MÍNIMA DIFERENÇA NA RECEITA, SIMPLESMENTE PORQUE ALGUÉM TINHA UM COSTUME QUE SE TORNOU UM PADRÃO.

O FATO DE A MAIORIA PRATICAR UM DETERMINADO COSTUME, NÃO SIGNIFICA QUE TAL COSTUME É BOM OU CORRETO, NÃO PRECISAMOS E NÃO DEVEMOS "IR NO EMBALO" DAS PESSOAS, OU COMO DIZEM AS CRIANÇAS, SER "MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS"

VÁRIOS DOS COSTUMES PRATICADOS PELAS PESSOAS, NÃO FAZEM SENTIDO  ALGUM, MAS DEVIDO À TRADIÇÕES E À CULTURA, CONTINUAM A SER PRATICADOS POR SÉCULOS, É ASSIM COM A IDOLATRIA POR EXEMPLO.
OS ÍDOLOS NÃO EXISTEM DESDE O INÍCIO DO MUNDO, PORÉM EXISTEM DESDE QUE NOS CONHECEMOS POR GENTE, E POR ISSO, MUITOS DE NÓS PENSAM QUE É CORRETO ADORAR OS ÍDOLOS, PORQUE JÁ NASCERAM EM UMA CASA, ONDE OS PAIS OU OS AVÓS, CULTIVAVAM TAL PRÁTICA.
SE NÃO QUEREMOS SER CONTAMINADOS POR COSTUMES SEM SENTIDO, DEVEMOS SEMPRE VOLTAR A MEDITAR NA LEI DE DEUS, E ELA NOS MOSTRARÁ O QUE REALMENTE IMPORTA!

"Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.
"Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.
Malaquias 4:4,5



Oração do dia:
Senhor meu Deus, não quero passar a vida como se estivesse em um luto interminável. Tira do meu coração e da minha mente toda tristeza e derrota, pois em lugar do luto, quero me vestir com vestes de oração e louvor ao Teu Nome.

Em O Nome de Jesus Cristo, eu expulso da minha vida todo espírito de desânimo e tristeza, sai agora em Nome de Jesus, pois enquanto ainda estou vivo, creio que Deus pode mudar a minha situação!
Louvado seja Deus!
Amém!



==========================================================
COPYTH - DIREITOS RESERVADOS 2014 - REV. RUBENS BRAZ
PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARA FINS COMERCIAIS

MINISTÉRIO SACIAME

VISÃO DO REINO MÍDIAS
LINKS 
PARCEIROS
livros para loja2.jpg


.

.

Assista outras Porções Dominicais

Loading...

Lançamento!

Lançamento!

.