.

Em breve a 2a. temporada estará disponível - EM EDIÇÃO!





Para ver as legendas e referência bíblicas na tela
Assista em um PC ou Notebook

.

É NECESSÁRIO TER CORAGEM PARA ADMITIR QUE ESTAVA ERRADO - Mateus 9, Josué 9, Gênesis 21, João 2, Romanos 12, Êxodo 32, 2 Crônicas 34, Romanos 8 - bibliaonline - NVI

NA ANTIGUIDADE, AS BEBIDAS COMO A ÁGUA E O VINHO, ERAM ARMAZENADAS EM ODRES, QUE NADA MAIS ERAM, DO QUE VASILHAS FEITAS DE COURO.

UTILIZANDO PARÁBOLAS PARA EXPLICAR CONCEITOS ESPIRITUAIS IMPORTANTES, JESUS AFIRMOU QUE O VINHO NOVO (DO GREGO: OINOS) NÃO DEVE SER COLOCADO EM ODRES VELHOS.

JESUS UTILIZOU ESSA COMPARAÇÃO, POR QUE OS ODRES VELHOS, PODEM CONTER RESÍDUOS ORGÂNICOS, QUE ACELERAM A FERMENTAÇÃO DO VINHO, O QUE CAUSA O ROMPIMENTO DO ODRE VELHO, E CONSEQUENTEMENTE A PERDA DO VINHO NOVO!

Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam".
Mateus 9:17



USANDO ESTA COMPARAÇÃO, JESUS ORIENTOU OS RELIGIOSOS, E HOJE TAMBÉM NOS ORIENTA CONTRA A RELIGIOSIDADE, COSTUMES ANTIGOS, PRÁTICAS PECAMINOSAS E TRADIÇÕES (ODRE VELHO COM RESÍDUOS), QUE ANULAM (DESPERDIÇAM) A EFICÁCIA DA SALVAÇÃO DA CRUZ, E O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO (VINHO NOVO).

NA BÍBLIA HÁ UM RELATO SOBRE ALGUNS  HOMENS, QUE PARA ENGANAR O POVO DE DEUS SE FINGIRAM DE EMBAIXADORES, CARREGANDO ODRES VELHOS, QUE NESTE CASO REPRESENTAVAM UMA VIDA DESREGRADA, FORA DE CASA, EM VIAGENS CONSTANTES, DEBAIXO DO SOL QUENTE DO DESERTO

AINDA HOJE, ALGUMAS PESSOAS SE PASSAM POR SERVOS DE DEUS, SIMPLESMENTE PORQUE UTILIZAM VELHAS TRADIÇÕES, DOUTRINAS E COSTUMES, CUIDADO COM O CONSELHO DESSES RELIGIOSOS, SEMPRE CONSULTE À DEUS!

E os moradores de Gibeom, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados... E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.
Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor.
Josué 9:13-14



A RELIGIOSIDADE ENVELHECE A NOSSA FÉ, TORNANDO-A INEFICAZ E OBSOLETA (ODRE VELHO), E NOS IMPEDE DE ENXERGAR "O NOVO" DE DEUS.

ME ENTRISTEÇO ALGUMA VEZES, POIS GOSTARIA MUITO DE AJUDAR DETERMINADAS PESSOAS, MAS ELAS ESTÃO OCUPADAS DEMAIS COM OS SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES, PARA RECEBEREM "O NOVO" QUE DEUS TEM PRA ELAS, E SE EU ME ENTRISTEÇO, IMAGINE O SENHOR DEUS!
OUTROS ESTÃO AS VOLTAS COM OS TRAUMAS DO PASSADO, REVOLTADOS COM A IGREJA, COM O PASTOR OU RELIGIÃO, E POR ISSO NÃO CONSEGUEM ENXERGAR "O NOVO", QUE O PRÓPRIO DEUS QUER LHES ENTREGAR.

EM TAL SITUAÇÃO SÓ NOS RESTA ORAR, ORAR PARA QUE DEUS LHES ABRA OS OLHOS ESPIRITUAIS, AFINAL, ELE PODE NOS OUVIR, ASSIM COMO OUVIU O CHÔRO DO MENINO ISMAEL, ENQUANTO AGAR A SUA MÂE, GASTAVA O SEU TEMPO "CURTINDO" A SUA DOR, EM VEZ DE PROCURAR A ÁGUA PARA O SEU ODRE!

E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrerLE o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
Gênesis 21:15-19



A TENTATIVA DE RECEBER "O NOVO" DE DEUS, SEM DEIXAR A VELHA CRIATURA NO PASSADO COM OS SEUS TRAUMAS, PECADOS, SUPERSTIÇÕES, TRADIÇÕES E RELIGIÕES, É O MESMO QUE DESPERDIÇAR AS BENÇÃOS, POIS AINDA QUE SEJAMOS ABENÇOADOS, MAIS CEDO OU MAIS TARDE "O ODRE SE ROMPERÁ, E O VINHO SE DERRAMARÁ"

NÃO É POSSÍVEL RECEBER O NOVO DE DEUS, SEM VIVER UM NOVO ESTILO DE VIDA, SEGUNDO OS MÉTODOS E DESÍGNIOS DE DEUS (ODRES NOVOS).

OS ORGANIZADORES DAS BODAS DE CANÁ, PODERIAM TER QUESTIONADO: "PORQUE JESUS NOS PEDE ÁGUA? ELE NÃO SABE O QUE FAZ, POIS NÃO ESTAMOS SEM ÁGUA, ESTAMOS SEM VINHO!"

Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.
Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda.
Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa". Eles assim o fizeram,
e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo
e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora".
Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
João 2:6-11



OS ODRES NOVOS, REPRESENTAM UMA VIDA DE FÉ SEM QUESTIONAR OS MÉTODOS DE DEUS, E SEM TENTAR AJUDÁ-LO COM NOSSOS MEIOS LIMITADOS, ESCASSOS E TRADICIONAIS,OU SEJA, É DEIXAR DEUS NOS SALVAR COM TOTAL LIBERDADE, AFINAL, ATÉ A ÁGUA ELE TRANSFORMA EM VINHO!

O VINHO NOVO É PARA O ODRE NOVO!

SE VOCÊ NÃO ESTÁ VIVENDO "O NOVO" DE DEUS EM SUA VIDA, TALVEZ SEJA NECESSÁRIO REFLETIR (RENOVAR O ODRE) SOBRE OS SEUS CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TRADIÇÕES, QUE PODEM ATÉ SER BONS, MAS NÃO SERVEM PARA NADA, SE NÃO ENCONTRAM RESPALDO EM DEUS!

...mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2



ALGUMA PESSOAS PASSARAM TANTO TEMPO PRATICANDO DETERMINADAS TRADIÇÕES, QUE MESMO SABENDO QUE AQUILO NÃO AS AJUDA EM NADA, FINGEM NÃO VER OU NÃO SABER, PARA NÃO TER QUE ADMITIR, QUE VIVERAM UMA FÉ EQUIVOCADA POR TANTO TEMPO.

IDOLATRIA NÃO É SOMENTE A ADORAÇÃO À ÍDOLOS DE PAU E PEDRA, MAS É COLOCAR QUALQUER COISA NO LUGAR DE DEUS, E DA SUA PALAVRA: UMA DOUTRINA, UM COSTUME RELIGIOSO, UM LÍDER, UMA CRENÇA OU SUPERSTIÇÃO ETC

PARA RECEBER "O NOVO" DE DEUS, É NECESSÁRIO TER CORAGEM PARA ADMITIR QUE ESTAVA ERRADO, ROMPER COM O PASSADO, E DESTRUIR "AS VACAS SAGRADAS" (OUTRAS CRENÇAS) QUE CONSTRUÍMOS NO DECORRER DA VIDA, E ENTÃO O SENHOR DEUS DERRAMARÁ "VINHO NOVO" EM NOSSAS VIDAS.

E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.
Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.
Êxodo 32:23-24




A RELIGIOSIDADE E OS TRAUMAS, NOS FAZEM PROCURAR DESCULPAS, PARA O NOSSO FRACASSO. DIZEMOS QUE "DEUS QUIS ASSIM", QUE "O DIABO ESTÁ LEVANTANDO FURIOSO", QUE "DEUS ESTÁ NOS PROVANDO"...

 ENQUANTO NOS DESCULPAMOS, NÃO PERCEBEMOS QUE O TEMPO ESTÁ PASSANDO, E AS NOSSAS DESCULPAS NÃO ESTÃO ALTERANDO O CURSO DA NOSSA VIDA PARA MELHOR, APENAS CONTINUAMOS RECEBENDO "MAIS DO MESMO", E "MAIS DO VELHO", EM VEZ DE RECEBER "O NOVO" DE DEUS!

SE REALMENTE QUEREMOS RECEBER "O NOVO" DE DEUS, É NECESSÁRIO UMA MUDANÇA DE PARADIGMA (REGRA).
NO PARADIGMA ANTIGO, AS PESSOAS PROCURAM A TODO CUSTO, RECEBER O NOVO DE DEUS EM ODRES VELHOS (VELHAS PRÁTICAS).
EM UM NOVO PARADIGMA (MENTE RENOVADA), DEVEMOS NOS PREOCUPAR EM "SER ODRES NOVOS" (PRÁTICAS NOVAS, NOVA CRIATURA), E COMO CONSEQUÊNCIA NATURAL, RECEBEMOS "O NOVO" DE DEUS, E PODEMOS ATÉ SER SALVOS!

Digam ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que você ouviu:
Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.
Portanto, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão a desgraça que trarei sobre este lugar e sobre seus habitantes’ ". Então eles levaram a resposta ao rei.
2 Crônicas 34:26-28




ALGUMAS PESSOAS, SENTEM TANTO MEDO DE PECAR CONTRA DEUS, QUE INVENTAM UMA QUANTIDADE ENORME DE REGRAS, COSTUMES, CÓDIGOS "ÉTICOS" QUE AS APRISIONAM, E DEIXAM O SENHOR DEUS, DO LADO DE FORA DE ALGUNS SETORES DE SUAS VIDAS.

CHAMAMOS ESSE COMPORTAMENTO DE RELIGIOSIDADE, E DEPENDENDO DO GRAU, ELE ABRE A PORTA PARA QUE DEMÔNIOS ATUEM NA VIDA DA PESSOA, MESMO QUE ELA FREQUENTE A IGREJA, E CUMPRA COM TODOS OS RITOS DA RELIGIÃO.

EM O NOME DE JESUS, QUEBRE HOJE TODAS "AS VACAS SAGRADAS" (CRENÇAS HUMANAS E RELIGIOSAS) QUE VOCÊ TENHA CONSTRUÍDO NO DECORRER DA VIDA, E SE ENTREGUE POR INTEIRO AOS CUIDADOS DE DEUS, PRIMEIRO ELE RENOVARÁ O TEU ODRE (CORPO, ALMA E ESPÍRITO), E EM SEGUIDA VOCÊ ESTARÁ PRONTO PARA EXPERIMENTAR COISAS INAUDITAS E NOVAS, QUE NÃO VIRÃO DO HOMEM, MAS VIRÃO DE DEUS DIRETAMENTE PRA VOCÊ!

Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:33-39


Oração do dia:

Senhor Deus, quero te pedir perdão, se alguma vez coloquei algum trauma, religião, doutrina, costume ou crença, acima do Senhor e da Tua Palavra.
Hoje eu entendo e creio, que é Jesus Cristo quem me justifica, e não a religiosidade.
Senhor, eu creio que Tú conheces todas as minhas necessidades, antes mesmo que eu faça a minha oração, portanto, em vez de lhe pedir as bençãos materiais de que necessito, lhe entrego a minha vida como um vaso em tuas mãos, para que o Senhor me renove, e faça de mim um vaso, um odre novo, transformado e pronto, para receber "O Novo" de Deus!
Em O nome de Jesus eu declaro, que à partir de hoje, eu sou um vaso novo, nas mãos de Deus.
Amém!




.

.

Assista outras Porções Dominicais

Loading...

Lançamento!

Lançamento!

.