.

Em breve a 2a. temporada estará disponível - EM EDIÇÃO!





Para ver as legendas e referência bíblicas na tela
Assista em um PC ou Notebook

.

DEUS ME PERMITIU PASSAR POR 3 FASES ESPIRITUAIS - Ezequiel 36, Tiago 1, Lucas 11, Apocalipse 22, Mateus 27, Marcos 14, Lucas 15, 1 Samuel 15, Hebreus 4, 1 Timóteo 6, 1 Timóteo 1, Lucas 11, Mateus 11, Gálatas 6 - bibliaonline - NVI




QUANDO SENTIMOS NOJO DOS NOSSOS ATOS, É UM SINAL DE QUE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ ENCONTRANDO ESPAÇO PARA RESTAURAR A NOSSA INTEGRIDADE!

Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.
Ezequiel 36:31


DEUS ME PERMITIU PASSAR POR 3 FASES ESPIRITUAIS, PARA QUE EU COMPREENDESSE ISTO:

1a. fase - RELIGIOSIDADE:
- Nesta fase a religião me ensinou a acreditar que eu era "bonzinho" e santo, porque seguia as tradições, regras e doutrinas religiosamente, e não fazia nada do que os "ímpios" faziam (beber, fumar, prostituir, roubar, jogar etc).

A doutrina tem a sua utilidade, mas pode servir também como uma "maquiagem", e não significa que alguém que segue a doutrina de uma determinada religião, realmente tenha se encontrado verdadeiramente com o Deus da Bíblia, ainda que tenha experiências fortes com Deus, como era o meu caso.

O que tem de "crente", com "cara de piedade" por causa da maquiagem da religiosidade, mas com o interior sujo e apodrecido pelo pecado, pecado este que talvez nunca foi praticado, mas que está "incubado" lá no interior do coração, só esperando o momento ideal para se manifestar ...

Segundo a Palavra de Deus, todo ser humano tem trevas (concupiscência) habitando dentro de si. Por essa razão, muito melhor do que maquiar essas trevas com tradições e doutrinas, é descobrir rapidamente que trevas são essas, para que a luz de Cristo brilhe, dissipando tais trevas que levam ao pecado.

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.
Tiago 1:13-16
Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.
Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.
Lucas 11:35-36



2a. fase - PECAMINOSIDADE:
- Nesta fase, as lutas e afrontas da vida, externaram tudo aquilo de ruim e errado, que habitava dentro de mim, e que nem eu mesmo, sabia que existia em meu interior. Tem pessoas achando que são santas, porque na verdade nunca foram provadas na "fornalha" da dor, ou da tentação.

Dizer que é santo, quando praticamente se mora dentro do templo (como eu já morei por 5 anos) é fácil, porém, ser santo quando você é o único em meio a pecadores, é outra coisa bem diferente. Não há dificuldade em ser luz onde já há luz, mas ser luz em meio as trevas, não é para qualquer um!

Ser santo com dinheiro no banco, com saúde, com uma família feliz, rodeado de amigos cristãos, sem entregar um folheto, sem ganhar uma alma para Deus não é muito difícil, mas ser santo, vivendo na contramão do mundo, e quando o inferno conspira contra nós é a verdadeira prova de santidade!

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
Apocalipse 22:11
Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
Mateus 27:3-5



3a. fase - SANTIDADE:
- Nesta fase comecei a sentir nojo de mim mesmo, e por meio da Palavra e do Espírito Santo os meus olhos se abriram para compreender que, pecado, não era somente aqueles atos que recebem RÓTULOS nas doutrinas de igrejas (prostituição, fornicação, roubo, vício etc).

Há muitos outros pecados, dos quais não nos apercebemos, exatamente porque fomos treinados pela religião, apenas para enxergar os RÓTULOS que incomodam as instituições religiosas, que zelam pelas suas tradições (identidade).

Quando "caímos em sí" como aconteceu com o filho pródigo, e sentimos nojo dos nossos pecados, o Espírito Santo pode iniciar a sua obra transformadora em nossas vidas, enquanto isso não acontece (arrependimento), nada feito!

E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, retirando-se dali, chorou.
Marcos 14:72
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
Lucas 15:17-19



COMO PASTOR, JÁ ACONSELHEI E OREI POR MUITA GENTE, E CONFESSO QUE SEMPRE SENTI MAIS FACILIDADE EM AJUDAR O NÃO-CRENTE, DO QUE AQUELE QUE SE JULGA CRISTÃO.

NORMALMENTE, O NÃO-CRENTE NÃO TEM BARREIRAS QUANTO A ASSUMIR SEUS DELITOS E PECADOS, ELE PODE ATÉ NÃO RECEBER A PALAVRA, MAS ASSUME QUE É PECADOR E QUE PRECISA SER SALVO, E DEUS SÓ PRECISA DESSE POSICIONAMENTO PARA TRANSFORMAR UM PECADOR EM SANTO!

ISSO ME FAZ LEMBRAR DO GENERAL NAAMÃ, QUE APESAR DE SUA ALTA PATENTE ESCONDIA UMA LEPRA POR TRÁS DA SUA ARMADURA DE GENERAL, MAS SE HUMILHOU DIANTE DE DEUS CONFORME A ORIENTAÇÃO DO PROFETA, E POR ESSA RAZÃO ALCANÇOU MISERICÓRDIA!

Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:10-14


EM CONTRAPARTIDA, O RELIGIOSO NORMALMENTE SE ESCONDE ATRÁS DAS TRADIÇÕES E DOUTRINAS, POIS SE PREOCUPA COM A APARÊNCIA, COM O QUE VÃO DIZER OU PENSAR, COM O CARGO QUE OCUPA NO MINISTÉRIO, COM O HISTÓRICO DA FAMÍLIA NA CONGREGAÇÃO DA QUAL FAZ PARTE, E POR TUDO ISSO, RARAMENTE ASSUME QUE PRECISA DE AJUDA, E DEUS SÓ PODE AJUDAR AQUELE QUE SE HUMILHA, E QUE BUSCA A SUA AJUDA!

PREOCUPADO COM O QUE PENSARIAM DELE SE O PROFETA SAMUEL O DEIXASSE, O REI SAUL RASGOU O MANTO DO PROFETA, E ISTO LHE TROUXE CONSEQUÊNCIAS POR QUERER MANTER AS APARÊNCIAS!

Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.
1 Samuel 15:26-29



NÃO É PORQUE VOCÊ PROIBIU ALGUÉM DE FAZER ALGO (DOUTRINA), QUE ESTE ALGUÉM CONCORDARÁ COM VOCÊ, OU NÃO FARÁ O QUE PROIBIU QUANDO VOCÊ NÃO ESTIVER OLHANDO (acontece muito com pais, que proíbem os filhos mais velhos)

A DOUTRINA RELIGIOSA, PODE  ATÉ "DOUTRINAR" ALGUÉM A NÃO PECAR (PROIBIR), MAS NÃO TEM PODER, PARA MUDAR A MENTALIDADE E TRANSFORMAR UM PECADOR EM SANTO!

A CONSCIÊNCIA DE PECADO QUE GERA ARREPENDIMENTO, SÓ VEM COM O TOQUE DO ESPÍRITO SANTO POR MEIO DO ENSINO DA PALAVRA, QUE NÃO TEM A PRETENSÃO DE DOUTRINAR O HOMEM, MAS DE FORMA PODEROSA O TRANSFORMA NO MAIS PROFUNDO DO SEU INTERIOR, ONDE DOUTRINA ALGUMA PODE ALCANÇAR!

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus 4:12-13



NO TEMPO DO APÓSTOLO PAULO HAVIA UM GRUPO DE RELIGIOSOS, QUE ESTAVA PERDENDO TEMPO COM DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS ACERCA DA LEI (NÃO MUITO DIFERENTE DOS DIAS ATUAIS).

PAULO OS ADVERTIU PARA QUE PREGASSEM APENAS A "SÃ DOUTRINA", E DESTACO AQUI CINCO PONTOS PRINCIPAIS:

SÃ DOUTRINA = sem contaminação, mácula, sem interpretações ou opiniões humanas...
1 - CONFORME AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO
- a doutrina não deve ser baseada em costumes humanos e religiosos, mas na mensagem de Cristo que antes de qualquer coisa, expressa a piedade em prol do pecador;

2 - O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO
- doutrina sem amor não tem valor, certas religiões "matam" a fé de pessoas, para preservar costumes e fazer valer regras de homens, quando na verdade as regras deveriam servir aos homens, e não os homens servirem as regras;

3 - UMA BOA CONSCIÊNCIA
- uma boa consciência gera o arrependimento que transforma, e que limpa o homem do pecado;

4 - UMA FÉ NÃO FINGIDA
- é possível fingir que seguimos a Cristo por meio de doutrinas (maquiagem), usos e costumes;

5 - UMA OUTRA DOUTRINA
- doutrinas de homens, apenas geram discussões tolas que afastam as pessoas do verdadeiro Evangelho, que salva o pecador.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
1 Timóteo 6:3-5
... para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina
1 Timóteo 1:3-10


ALÉM DA LEI PRATICADA PELOS JUDEUS DESDE OS TEMPOS DE MOISÉS, ELES AINDA ACRESCENTARAM POR CONTA PRÓPRIA MAIS DE 600 MANDAMENTOS (TALMUDE), TORNANDO QUASE IMPOSSÍVEL A UM SIMPLES MORTAL, A OPORTUNIDADE DE SE APROXIMAR DE DEUS!

Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
Isaías 28:10-11


DEUS NÃO PRECISA DA AJUDA DE NINGUÉM PARA SALVAR O PECADOR, OS MANDAMENTOS QUE ELE DESEJOU ESTABELECER PARA O SER HUMANO, JÁ ESTÃO NA BÍBLIA, NÃO DEVEMOS COLOCAR MAIS FARDOS PESADOS SOBRE AS PESSOAS, E HÁ UMA DIFERENÇA BRUTAL ENTRE A DOUTRINA DE CRISTO, E AS DOUTRINAS RELIGIOSAS:

1 - A DOUTRINA RELIGIOSA, NORMALMENTE TEM POR OBJETIVO ADEQUAR AS PESSOAS AS SUAS REGRAS E COSTUMES, POR QUESTÕES DE REGIMENTO, TRADIÇÃO, IDENTIDADE RELIGIOSA E DIVULGAÇÃO;
E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
Lucas 11:46

2 - A DOUTRINA DE CRISTO SEMPRE TEVE POR OBJETIVO: AJUDAR O PECADOR A VIVER NESTE MUNDO, E JUSTIFICÁ-LO PARA A SALVAÇÃO NA ETERNIDADE!

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30
Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
Porque cada qual levará a sua própria carga.
E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:1-7

A DOUTRINA DE CRISTO É LEVE, E SIMPLES: TUDO AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR, CEIFARÁ!

VIVENDO EM AMOR, ESTAMOS CUMPRINDO TODA A DOUTRINA DE CRISTO!

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:35-40
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Romanos 13:9-10
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Gálatas 5:14


A MELHOR DOUTRINA É CRISTO, POIS ELE É O AMOR!






.

.

Assista outras Porções Dominicais

Loading...

Lançamento!

Lançamento!

.