.

Em breve a 2a. temporada estará disponível - EM EDIÇÃO!





Para ver as legendas e referência bíblicas na tela
Assista em um PC ou Notebook

.

A NOSTALGIA "CONGELA" O PASSADO E A PRECIPITAÇÃO CANCELA O FUTURO - Isaías 43, 1 Samuel 15, Jeremias 31, Mateus 11, Gênesis 28, Gênesis 32, 1 Coríntios 8 - bibliaonline - NVI




IMAGINE COMO É DESAGRADÁVEL, QUANDO ESTAMOS ORIENTANDO ALGUÉM, E A PESSOA CONTINUA PENSANDO EM OUTRAS COISAS, OU NO PASSADO, E QUEM NUNCA SE SENTIU EXAUSTO, AO SE VER OBRIGADO A ARGUMENTAR DEMASIADAMENTE, COM AQUELES QUE CHAMAMOS POPULARMENTE DE "CABEÇAS DURA".

DEUS TAMBÉM "FICA EXAUSTO" COM A NOSSA OBSTINAÇÃO EM IGNORAR AS SUAS PROMESSAS, E COM A NOSSA NOSTALGIA COM RELAÇÃO AO SUCESSO DO PASSADO, OU PIOR AINDA, COM OS FRACASSOS, QUE JÁ FICARAM NO PASSADO!

MUITAS PESSOAS TEM DEIXADO DE OFERECER CULTOS, E ATÉ MESMO UMA VIDA DE ADORAÇÃO À DEUS, PORQUE ESTÃO PRESOS AO PASSADO, A NOSTALGIA "CONGELA" O PASSADO, OU SEJA, NOS IMPEDE DE VIVER O FUTURO!

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
Vejam, estou fazendo uma coisa nova!
Ela já está surgindo!
Vocês não o percebem?
Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor".
"Contudo você não me invocou, ó Jacó, embora você tenha ficado exausto por minha causa, ó Israel.
Não foi para mim que você trouxe ovelhas para holocaustos, nem me honrou com seus sacrifícios. Não o sobrecarreguei com ofertas de cereal nem o deixei exausto com exigências de incenso.
Você não me comprou qualquer cana aromática, nem me encheu com a gordura de seus sacrifícios. Mas você me sobrecarregou com os seus pecados e me deixou exausto com suas ofensas. "
Isaías 43:18-24

SE POR UM LADO, A NOSTALGIA PODE NOS APRISIONAR E NOS PARALISAR NO PASSADO, NOS IMPEDINDO DE ADORAR À DEUS, QUANDO SOMOS PRECIPITADOS, TAMBÉM CANCELAMOS O FUTURO QUE DEUS TEM PARA NÓS AQUI NA TERRA.

MUITAS PESSOAS ESTÃO DEIXANDO DE TOMAR POSSE DAS PROMESSAS QUE DEUS FEZ À ELAS, SIMPLESMENTE PORQUE SÃO PRECIPITADAS, E TOMAM DECISÕES FORA DA VONTADE DEUS.

NÃO ADIANTA DECIDIR MUDAR DE CIDADE, DE EMPREGO, DE CÔNJUGE SEM A DIREÇÃO DE DEUS, POIS ATÉ AQUILO QUE ACHAMOS QUE ESTAMOS FAZENDO PARA DEUS, NÃO O AGRADARÁ, SE NÃO VEIO DELE A ORDEM.
A PRECIPITAÇÃO CANCELA O FUTURO!

Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo.
Então o Senhor falou a Samuel:
"Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções". Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.
De madrugada Samuel foi ao encontro de Saul, mas lhe disseram: "Saul foi para o Carmelo, onde ergueu um monumento em sua própria honra e depois foi para Gilgal".
Quando Samuel o encontrou, Saul disse: "O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor".
Samuel, porém, perguntou: "Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo? "
Respondeu Saul: "Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para o sacrificarem ao Senhor seu Deus, mas destruímos totalmente o restante".
Samuel disse a Saul: "Fique quieto! Eu lhe direi o que o Senhor me falou esta noite". Respondeu Saul: "Diga-me".
E Samuel disse: "Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel
e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’.
Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? "
Disse Saul: "Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas.
Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal".
Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".
1 Samuel 15:9-23


NA VELHA ALIANÇA AS PESSOAS ATÉ PODERIAM TER UMA DESCULPA PARA AS SUAS AÇÕES ERRADAS, JÁ QUE A REVELAÇÃO DIVINA ERA RESTRITA AOS REIS, SACERDOTES E PRINCIPALMENTE AOS PROFETAS.

COM A VINDA DE CRISTO DEMARCANDO O INÍCIO DA NOVA ALIANÇA, QUALQUER PESSOA DE QUALQUER NÍVEL CULTURAL, SOCIAL E FINANCEIRO, TEM O ACESSO A REVELAÇÃO DIVINA POR MEIO DO ESPÍRITO SANTO, SE BUSCAR A SUA PRESENÇA CONFORME A PALAVRA!

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".
"Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. "
Jeremias 31:31-34


POR ESSA RAZÃO, SERÁ QUE DEUS NÃO ESPERA MUITO MAIS OBEDIÊNCIA E CONFIANÇA DA NOSSA PARTE, DO QUE DOS SEUS ANTIGOS SERVOS DA VELHA ALIANÇA?

ELES ENTRAVAM NO SANTO DOS SANTOS, APENAS UMA ÚNICA VEZ POR ANO (APENAS O SUMO SACERDOTE), E HOJE, TODOS NÓS PODEMOS ENTRAR NA PRESENÇA DE DEUS NA HORA QUE DESEJAMOS, E ASSIM RECEBER DIREÇÃO, PARA NÃO AGIR SOB A INFLUÊNCIA DA NOSTALGIA DO PASSADO, OU DA PRECIPITAÇÃO COM RELAÇÃO AO FUTURO!

"Ai de você, Corazim!
Ai de você, Betsaida! 
Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.
Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.
E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades!
Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.
Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você".
Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.
Mateus 11:21-25

SE VOCÊ PERCEBE QUE ESTÁ VIVENDO NO PASSADO, COMO SE ELE ESTIVESSE CONGELADO, OU QUE O SEU FUTURO QUE ANTES ERA PROMISSOR FOI CANCELADO E JÁ NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SE REALIZAR, A SOLUÇÃO É DEIXAR DE VIVER PARALISADO PELA NOSTALGIA OU SE PREJUDICANDO NA PRECIPITAÇÃO.

NÃO FIQUE PRESO AOS MILAGRES OU LUTAS DO PASSADO COMO FEZ O POVO DE ISRAEL, E TAMBÉM NÃO TOME DECISÕES PRECIPITADAS COMO FEZ O REI SAUL.

FAÇA COMO JACÓ, ESQUEÇA O PASSADO E BUSQUE A DIREÇÃO DE DEUS PARA A SUA VIDA, ELE TEM PODER PARA ESCREVER UM NOVO FUTURO PRA VOCÊ!

Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Gênesis 28:10-22
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Gênesis 32:24-30
Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.
Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.
1 Coríntios 8:2-3

Oração do dia:
Pai, obrigado por cuidar da minha vida e da minha família, me perdoa por todas as vezes que vivi preso ao passado, ou agindo precipitadamente com relação ao meu futuro.
Deus, eu entrego o meu passado e o meu futuro em tuas mãos, e em O Nome de de Jesus, eu expulso da minha vida toda nostalgia e precipitação, e declaro que viverei o hoje da melhor forma, e o meu futuro será de glória.
Aleluia!
Amém.




.

.

Assista outras Porções Dominicais

Loading...

Lançamento!

Lançamento!

.